domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pratos germânicos, Gottfried von Strassburg e Wagner


Sofrer sem amor, sofrer por amor...


Por acasos da vida, são meus estes pratos em baixo-relevo pintado sobre cerâmica, montados em moldura de latão trabalhado. Suponho que são provenientes da zona da Alsácia ou da região alemã de Baden-Württemberg, ou mesmo da Holanda, por volta dos fins do séc. XIX.



O texto circular que enquadra as imagens é de Gottfried von Straßburg, o criador do Tristão e Isolda que inspirou Wagner.

Wem nie durch Liebe Leid geschah
dem ward auch Lieb' durch Lieb' nie nah;
Leid kommt wohl ohne Lieb' allein,
Lieb' kann nicht ohne Leiden sein.


Quem nunca sofreu por amor
Não conheceu as suas alegrias
Se, sem amor, muito se sofre,
também junto com amor vem sofrimento.

- tradução muito livre -

Gottes will bist mein ziel,
trost ist meines herzens

O desejo de Deus é a minha vontade
A verdade é o meu coração

Gottfried von Strassburg
Codex Manesse (livro de canções medievais), 1304


Gottfried von Strassburg (? - c. 1210) escreveu romances para a corte germânica medieval: o seu Tristan und Isolt foi uma adaptação de uma lenda do séc XII. A obra de Gottfried, a par do Parzival de Wolfram von Eschenbach e do Nibelungenlied, é considerada uma das grandes narrativas da Idade Média centro-europeia.

A questão que aqui deixo é esta: alguém me saberá dar pistas sobre a origem (histórica, geográfica, cultural) destes pratos? Estou farto de procurar, e tudo o que sei é o que acabei de escrever aqui.